sábado, 4 de abril de 2009

Pão-de-ló

Este bolo característico da quadra que se avizinha mereceu a nossa pesquisa.
Deixamos aqui o nosso resultado...




O pão-de-ló (também chamado de bolo esponjoso) é um bolo (por vezes, pode ser considerado um doce) à base de ovos, açúcar e farinha. Em Portugal, existem variedades regionais de pão-de-ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar e o de Margaride.
Ainda em Portugal, existe uma receita de bolo chamado "pão-de-ló à brasileira", que é bastante diferente dos tradicionais, principalmente por levar muito menos ovos.
Na Itália, o mesmo bolo chama-se Pan di Spagna, pão de Espanha.
O bolo mais parecido com o pão-de-ló da culinária de Inglaterra e outros países de idioma inglês, inclusive da culinária dos Estados Unidos da América, é o sponge cake.
Os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no século XVI levaram consigo o pão de ló, também chamado pão de Castela. Uma receita do mesmo, refinada ao longo dos séculos, tornou-se numa das sobremesas mais típicas do Japão: Kasutera.
Fonte: Wikipédia




Pão-de-ló Simples


Aqui vai a nossa receitinha:



7 ovos
250g de açúcar
150g de farinha
raspa de limão ou laranja



1- Começar por ligar o forno.


2- Depois, numa taça, separar os ovos das claras.


3- Bater as claras em castelo e reservar.


4- Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.


5- Juntar alternadamente a farinha e as claras.


6- Por fim juntar a raspa de limão ou laranja.


7- Barrar e polvilhar uma forma com chaminé, verter a massa, e levar ao forno a 180º.


8- Fazer o teste do palito para ver se está cozido.





Esperamos que gostem!...


Outras receitas de Pão-de-ló

Pão-de-ló de Ovar






Igredientes:
10 gemas
5 claras
150g de açúcar
70g de farinha com fermento



Preparação:

Ligue o forno a 180º. Forre uma forma redonda com papel-manteiga e reserve.
Misture as gemas com as claras e o açúcar e bata até obter um creme espesso e volumoso. Junte a farinha aos poucos e mexa com uma colher-de-pau, de baixo para cima, e envolva bem .
Verta a massa na forma, já forrada com papel-manteiga, e leve ao forno durante 30 minutos.
Nota: se, ao abanar a forma, sentir que a massa de dentro ainda não está totalmente cozida não se preocupe, porque depois de frio, não vai ficar tão húmido como parece. O pão-de-ló deverá ficar com uma fina camada de ovos moles que lhe dará um paladar irresistível.


Pão-de-ló de Alfeizerão





Ingredientes:
100 grs de açúcar
6 gemas
2 ovos
50 grs de farinha



Confecção:

Batem-se os ovos inteiros com o açúcar e, quando a mistura estiver esbranquiçada, juntam-se, a pouco e pouco, as gemas desfeitas.Bate-se tudo durante mais 20 minutos com o batedor manual ou 10 minutos com o batedor eléctrico.Sem bater, junta-se a farinha bem peneirada.Deita-se a massa numa forma de folha ou de barro forrada com um papel groso.Tapa-se com uma folha do mesmo papel.Leva-se a cozer em forno quente (225ºC) durante 10 minutos.Retira-se do forno e desenforma-se.Come-se no dia seguinte.



Pão-de-ló (Margaride)



Ingredientes:
19 gemas + 6 ovos inteiros
500 g de açúcar
250 g de farinha
raspa da casca de 1/2 limão
5 a 6 pedras de sal.

Confecção:

Batem-se os ovos com o sal, o açúcar e a raspa da casca de limão durante meia hora. Junta-se a farinha e mistura-se bem, batendo.Tem-se a forma forrada com papel grosso e untado. Deita-se dentro o preparado e leva-se a cozer durante meia hora em forno quente, sem exagero, coberto com um papel grosso.O autêntico pão-de-ló de Margaride é cozido em forno de lenha em formas de barro não vidrado. Estas formas constam de três tigelas, duas iguais e uma mais pequena, sendo esta colocada invertida no centro de uma das outras tigelas formando um cano. Depois de forrada com papel grosso, em quadrados sobrepostos, a massa é aí deitada, os bicos do papel virados para dentro e depois tapada com a outra tigela.Na fotografia ao lado pode-se ver um autêntico pão-de-ló de Margaride fabricado hoje pelos sucessores de Leonor Rosa da Silva, que foi fornecedora da Casa Real.


Turma 2

Sem comentários:

Enviar um comentário