domingo, 29 de março de 2009

A Bélgica

A Bélgica - Pesquisa



A Bélgica (em neerlandês België, francês Belgique e alemão Belgien) é um país da Europa Ocidental pertencente à União Europeia e à NATO (OTAN). A capital é Bruxelas. É limitado a norte pelo Mar do Norte e pelos Países Baixos, a leste pela Alemanha e pelo Luxemburgo e a sul e oeste pela França.

Lema: Neerlandês: Eendracht maakt machtFrancês: L'union fait la forceAlemão: Einigkeit macht stark("A União faz a força")


História da Bélgica

A Bélgica situa-se numa
região habitada por tribos célticas e germânicas na época da conquista por Júlio César, em 50 a.C. Do século XVI ao XVIII, os belgas encontram-se sob domínio espanhol, quando, em 1815, o país é integrado nos Países Baixos, conquistando a sua independência. Durante a Primeira Guerra Mundial, tropas alemãs invadem o país. Em 1948, a Bélgica, os Países Baixos e o Luxemburgo formam o Benelux (België, Nederland e Luxemburg em Neerlandês), abolindo barreiras alfandegárias. A Bélgica torna-se membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e participa da formação da Comunidade Europeia. Em 1960 concede independência ao Congo, sua antiga colónia. Reformas constitucionais estabelecem três comunidades - flamenga, valã e alemã - e três regiões - Flandres, Valónia e Bruxelas - com instituições autónomas. Mesmo assim, eclodem conflitos entre valões e flamengos em 1987. Actualmente a sua capital, Bruxelas, é a sede de algumas das instituições da União Europeia.


Política da Bélgica
A Bélgica é uma monarquia constitucional parlamentar. Possui um Primeiro-Ministro que perfaz o papel de chefe político do país, um parlamento nacional, e três parlamentos regionais. É uma nação que funciona plenamente nas leis do parlamento, tendo o rei só como uma figura simbólica, apesar dele ser o Chefe de Estado.
O país foi membro-fundador da
União Europeia, em 1957.



Subdivisões da Bélgica
A Bélgica está subdividida em duas regiões, com cada uma cinco províncias, e uma terceira região, a Região de Bruxelas-Capital contendo a capital Bruxelas. Aqui encontram-se listadas por região com as suas capitais:
Região de
Flandres:
Antuérpia (Antwerpen em neerlandês) - Antuérpia
Brabante Flamengo (Vlaams Brabant) - Luvaina
Flandres Ocidental (West-Vlaanderen) - Bruges
Flandres Oriental (Oost-Vlaanderen) - Gante
Limburgo (Limburg) - Hasselt
Região da
Valónia:
Brabante Valão (Waals-Brabant) - Wavre
Hainaut (Henegouwen em neerlandês) - Mons
Liège (Luik) - Liège
Luxemburgo (Luxemburg) - Arlon
Namur (Namen) - Namur
Há ainda a divisão em comunidades linguísticas (neerlandesa, com instituições coincidentes com as da região flamenga; francesa, não se confundindo com a Valónia, e
germanófona, no extremo leste dessa região).



Geografia da Bélgica
A Bélgica tem uma área de 30.510 km², distribuídos por três regiões físicas principais: a planície costeira (localizada a noroeste), o planalto central e as elevações das Ardenas (situadas a sudeste).
A planície costeira consiste principalmente de
dunas de areia e polders. Os polders são áreas de terra a uma altitude próxima de ou inferior ao nível do mar, e que foram ganhas ao mar, do qual estão protegidas por diques ou são, mais longe do litoral, campos drenados por meio de canais.
A segunda região física, o planalto central, fica mais no interior. É uma área pouco acidentada, cuja altitude sobe lentamente à medida que se afasta do litoral, com muitos
vales férteis e irrigada por muitos cursos de água. Também se pode encontrar aqui algum terreno mais acidentado, incluindo grutas e pequenas gargantas.
A terceira região física, as
Ardenas, é um pouco mais acidentada que as outras duas. Trata-se de um planalto densamente florestado, muito rochoso e não muito adequado para a agricultura, que se estende até ao nordeste da França. É aqui que a maior parte da vida selvagem da Bélgica pode ser encontrada. É nas Ardenas que se pode encontrar o ponto mais elevado da Bélgica: o Signal de Botrange, com apenas 694 metros de altura.
Os dois rios principais da Bélgica são o
Escalda e o Mosa. Estes fundamentais para tornar prósperas cidades como Tournai, Gante, Antuérpia, Bruges, Liège e Namur.
O
clima é fresco, temperado e chuvoso: as temperaturas médias de verão são de 25 °C e de inverno de 7 °C. Os extremos anuais (atingidos raramente) são de -12 °C e 32 °C.
As principais indústrias da Bélgica são as seguintes:
Metalurgia
Químicos (Remédios)
Electrónicos
Têxteis (Roupas e Sapatos)
Vidros
Chocolates
Diamantes
Móveis
Agricultura (Uvas, ameixas, morangos, aspargos)

Demografia da Bélgica
População: cerca de 10,4 milhões (Julho 2005, estimado), entre os quais 6,2 milhões de Flamengos (em Flandres e Bruxelas), 3,2 milhões de Valões, 900 mil habitantes em Bruxelas e 70 mil germanófonos. Alguns dados estatísticos:
Taxa de crescimento pop.: 0,15 % (2005 est.).
Expectativa de vida ao nascer: 78,6 anos



Cultura da Bélgica
A Bélgica tem uma cultura muito rica em museus, prédios históricos e arte. Uma vez por ano tem um concurso de música chamado "Koningin Elisabeth Wedstrijd". Todos os anos um tipo de instrumento clássico é escolhido.
Durante o
verão, há muitos festivais. Os mais conhecidos são: Werchter, Sfinks, Dour e Pukkelpop. Principalmente os jovens vão para dançar ao som das músicas das bandas famosas nacionais e internacionais, existem festivais para adultos, alternativo, com música do mundo inteiro, e outros.
E um diferencial é a cerveja belga, existem mais de 450 tipos de
cerveja[carece de fontes?]. As cervejas 'trapist' só existem na Bélgica e são fabricadas por monges, há também cerveja feita de cereja. Todo tipo tem o seu próprio copo.


Divisão linguística
A Bélgica é um país heterogéneo dividido em três línguas:
Neerlandês, cuja variante local é conhecida como flamengo (Flandres, no norte);
Francês (Valónia, no sul);
Alemão (numa pequena região no leste do país).
Essa divisão linguística causa conflitos na Bélgica; em Flandres há actualmente um número importante de pessoas querendo se separar da Valónia, não só por motivos de diferença linguística, mas também por causa de incompatibilidade económica. Alguns querem um federalismo muito avançado, outros a independência e ainda outros querem se unir aos
Países Baixos (Holanda).


Turismo
Os principais pontos turísticos da Bélgica são os seguintes:
Walibi
Bobbejaanland
Bokrijk
Atomium
Palais du Cinquantenaire
Manneken-pis
Tapete de Flores
Hotel de Villa
Palais Royal (Palácio Real)
O leão de Waterloo
A estátua de Fonske
O Museu das Armas em Liege
As Ardenias (L'Ardenne,De Ardennen en The Ardennes)
Todos os Castelos Belgas
O Palácio da Justiça
O carnaval de Binche


Gastronomia
A cozinha belga é influenciada pelas culinárias dos países vizinhos, como a da
França (especialmente da região da Lorena) e a cozinha regional das regiões belgas Flandres e Valônia. Nas regiões costeiras é comum servir pratos com peixe e frutos-do-mar. Um dos pratos tradicionais é Moules Frites (mexilhões servidos com batatas fritas). Os belgas juram serem os seus inventores, servindo-as em abundância como lanches em pratos ou cones de papel cobertos de maionese ou um outro molho qualquer. Outro prato típico é Waterzooi, um guisado com peixe ou galinha. O médico e botânico flamengo Carolus Clusius jogou um papel importante na divulgação da batata na Bélgica; desde sua introdução, a batata faz parte da cozinha rústica típica do país. O chocolate belga é reconhecido pelo alto padrão de qualidade na produção. Outros doces, como Wafel, Spéculoos e Praline, não são menos populares. Depois da refeição principal e antes da sobremesa é comum servir um dos queijos típicos da Bélgica, como por exemplo o Limburger. A cerveja, com marcas como Kriek, Hoegaarden,Leffe,La Binchoise e Chimay reconhecidas mundialmente, valorizam ainda mais a cultura cervejeira do país.

Música
Actualmente a Bélgica, é um país que possui bandas para inúmeros géneros musicais. Existem vários artistas belgas reconhecidos internacionalmente e que usufruem de enorme sucesso.
Marioritariamente , o país e reconhecido por ter alguns dos maiores sucessos de música
Dance e Eletrónica, o que também acontece com os seus vizinhos a Norte, os Países Baixos.
Os artistas mais internacionais da Bélgica são na maioria da região
Flamenga, e isto explica-se, com o facto do mercado musical deste ser maior e mais aberto do que o Valão. Consultando a lista Ultratop 50, verifica-se que um hit número 1 na Flandres , raramente atinge a mesma posição na Valónia, por vezes ficando bem atrás.
O
Ultratop 50 é o top oficial do país, que publica todas as Sextas-Feiras, os 50 Albums/Singles mais vendidos das duas Regiões do País.
As certificações na Bélgica são as seguintes:
5.000 cópias : Disco De Prata
10.000 cópias: Disco De Ouro
20.000 cópias: Disco De Platina
Eis alguns artistas belgas notáveis:
Kate Ryan
Lara Fabian
K's Choice
Lasgo
Milk Inc.
Ian Van Dahl/AnnaGrace
Sylver
Jessy De Smet
Technotronic
Junior Jack
Desporto
Na Bélgica, praticam-se as seguintes modalidades desportivas:
Futebol
Ciclismo
Desporto equestre
Ténis
Motocross
Triatlo
Golfe e Mini-golfe
Natação
Basquete
Canoagem
Escalada
Esqui

Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário